Educação ambiental no contexto escolar

Educação ambiental no contexto escolar PDF Author:
Publisher:
ISBN: 9788578120979
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 288

Get Book Here

Book Description

Educação ambiental no contexto escolar

Educação ambiental no contexto escolar PDF Author:
Publisher:
ISBN: 9788578120979
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 288

Get Book Here

Book Description


Educação ambiental no contexto escolar

Educação ambiental no contexto escolar PDF Author: VANIA RITA
Publisher:
ISBN: 9788578870089
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 133

Get Book Here

Book Description
Esta obra pretende contribuir para fortalecer o campo teórico sobre a educação ambiental escolar. Entrelaça e aponta ainda algumas reflexões sobre a importância de se pensar na formação docente, auxiliando o leitor a entender melhor o que fazem e sabem os professores das séries iniciais do ensino fundamental sobre as questões ambientais, na singularidade de suas escolas e no anonimato de suas práticas.

Educação ambiental no contexto escolar

Educação ambiental no contexto escolar PDF Author: Helena Maria de Campos Magozo
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 99

Get Book Here

Book Description
Objetivo: Oferecer subsídios para o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal por meio da análise das representações e práticas de Educação Ambiental, por parte de educadores de 12 escolas municipais de São Paulo, situadas em áreas de manancial, no entorno da represa Billings no Distrito de Grajaú. População - Alvo: coordenadores de projetos de Educação Ambiental nas referidas escolas. Metodologia: A coleta e análise de dados se deu por uma metodologia qualitativa: entrevistas abertas com roteiro semi-estruturado foram utilizadas como estratégia na coleta de dados e analisadas de acordo com a proposta de elaboração do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os principais resultados obtidos apontam para uma representação de meio ambiente que considera o ambiente sócio - construído, não se limitando ao seu aspecto natural; uma representação de saúde que vai além da ausência de doenças, englobando aspectos subjetivos, como sentir-se feliz; a Educação Ambiental e suas práticas mostram uma grande diversidade, envolvendo desde atividades mais pontuais, até propostas mais amplas com busca de envolvimento comunitário e mudança de valores. A autocrítica dos educadores centra-se muito na impossibilidade de desenvolver atividades, mais do que numa reflexão sobre as questões ambientais e os princípios do Ambientalismo. Conclusão: As análise das entrevistas apontam para a necessidade de uma política pública voltada para a fo.

A Importância da Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental

A Importância da Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental PDF Author: Aluízio Fortunato
Publisher: Editora Dialética
ISBN: 6525214815
Category : Education
Languages : pt-BR
Pages : 107

Get Book Here

Book Description
A importância da Educação Ambiental é relevante no contexto das Escolas Públicas de Ensino Fundamental, podendo ser considerada uma das formas de se conquistar uma sociedade sustentável, como também uma forma de transformá-las em espaços de conscientização ambiental. Este trabalho teve como objetivo a necessidade de investigar a importância da Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental na visão de gestores, professores e pais dos alunos, caracterizando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Chiquinho a importância do preparo do educador no ano de 2019, com enfoque na temática ambiental no ensino fundamental, identificar as dificuldades enfrentadas pelo educador nas escolas e discutir as fases da Educação Ambiental do ensino formal e não formal. Após discorrer sobre a importância da Educação Ambiental no âmbito escolar e familiar, apresentamos os gráficos explicativos para cada um dos três questionários aplicados.

A educação ambiental no contexto escolar do município de Benjamin Constant-AM

A educação ambiental no contexto escolar do município de Benjamin Constant-AM PDF Author: Sebastião Melo Campos
Publisher:
ISBN: 9788563354792
Category : Benjamin Constant (Amazonas, Brazil)
Languages : pt-BR
Pages : 0

Get Book Here

Book Description


Educação Ambiental Escolar: Espaço de (In)coerências na Formação das Sociedades Sustentáveis

Educação Ambiental Escolar: Espaço de (In)coerências na Formação das Sociedades Sustentáveis PDF Author: Francisco Herculano Carneiro de Souza
Publisher: Editora Appris
ISBN: 8547318224
Category : Nature
Languages : pt-BR
Pages : 102

Get Book Here

Book Description
Esta obra aborda o cotidiano de duas escolas da rede pública de ensino, relatando como elas vêm conduzindo as práticas de Educação Ambiental e as (in)coerências dessas práticas em relação às recomendações relacionadas à conservação do ambiente e ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Da vivência de um dos autores como professor e gestor de escolas públicas da rede estadual, que sempre observou comportamentos equivocados de gestores, professores, alunos e servidores no trato com o ambiente, essas atitudes levantaram alguns questionamentos: por que os professores cometem os mesmos erros dos alunos? Será que é influência cultural? Ou será que também não tiveram orientações nesse sentido? Por que parte dos professores joga lixo no chão? Não economiza e nem incentiva seus alunos a economizarem água e energia elétrica? Por que parte dos professores planeja aulas com a temática ambiental, mas não as executa em sala de aula? Por que a escola só adota uma atitude de respeito ao ambiente em épocas comemorativas alusivas à semana do meio ambiente, ao dia da árvore, entre outras? Diante desses questionamentos e a partir do debate acadêmico com as demais autoras, professoras universitárias que atuam na formação de professores, partiu-se para uma pesquisa que resultou neste livro, o qual confronta o ideário de sustentabilidade com a realidade cotidiana de escolas públicas, que, em tese, deveriam promover a formação das sociedades sustentáveis.

Educação Ambiental Interdisciplinar no Contexto Amazônico: Universidade, Escola e Comunidade

Educação Ambiental Interdisciplinar no Contexto Amazônico: Universidade, Escola e Comunidade PDF Author: Marcilene Calandrine de Avelar
Publisher: Editora Appris
ISBN: 6558208407
Category : Science
Languages : pt-BR
Pages : 144

Get Book Here

Book Description
Educação ambiental interdisciplinar no contexto amazônico: universidade, escola e comunidade tece reflexões sobre o panorama da educação ambiental interdisciplinar no contexto amazônico e abre espaço para novos diálogos a respeito da sua efetivação no sistema educacional. Busca-se compreender, de forma verticalizada e decrescente, as experiências com a educação ambiental na universidade e na escola. A pesquisa apresentada tem como ponto de partida a organização curricular do curso de Formação de Professores e, posteriormente, segue os caminhos até a escola por meio das práticas pedagógicas, adotando metodologias participativas para o desenvolvimento de ações de educação ambiental que perpassem os conhecimentos sistematizados e se concretizem na sociedade. As abordagens visam instigar o leitor a refletir sobre as possibilidades e os desafios da implementação de práticas educativas que promovam o intercâmbio entre os saberes e a construção da consciência crítica sobre as questões ambientais. Convidamos você para navegar nesta leitura interessante e original, abrindo espaço para novos diálogos a respeito da prática da educação ambiental no cotidiano da formação de professores da educação básica, com o exercício da compreensão da complexidade, para ser prática de uma ação interdisciplinar que poderá enraizar em uma educação para a cidadania.

Enfoque interdisciplinar na educação ambiental 2

Enfoque interdisciplinar na educação ambiental 2 PDF Author: Elói Martins Senhoras
Publisher: Atena Editora
ISBN: 857247918X
Category : Nature
Languages : pt-BR
Pages : 123

Get Book Here

Book Description
A educação ambiental é um campo epistêmico relativamente emergente no final do século XX e com crescente relevância global nos debates científicos, públicos e privados, repercutindo internacionalmente e no próprio Brasil em um processo de ampla difusão de discussões, ações e políticas comprometidas de modo sustentável ao longo do tempo com a harmonização das relações entre o homem e o meio ambiente. Tomando a educação ambiental como objeto central de estudo, o presente livro, “Enfoque Interdisciplinar na Educação Ambiental 2”, aborda a sua natureza interdisciplinar comprometida por meio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes com o processo educacional na busca de uma práxis de conservação, preservação e sustentabilidade no uso dos recursos naturais diante da complexidade existente nas impactantes ações do homem no meio ambiente. Caracterizada como um livro de coletânea, a presenta obra trata-se de um trabalho coletivo desenvolvido por 45 pesquisadores que trabalham em 14 instituições de ensino superior, 2 secretarias de Meio Ambiente (estadual e municipal) e 1 clínica e escola especializada, oriundos de todas as regiões brasileiras, respectivamente dos estados de Paraná e Santa Catarina (Sul), São Paulo e Espírito Santo (Sudeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), e Rio Grande do Norte (Nordeste) e Pará (Norte). Os procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas que deram fruto a este livro caracterizam-se por uma abordagem exploratória e descritiva quanto aos fins e por uma natureza qualitativa quantos aos meios, sendo o método teórico-dedutivo fundamentado por revisão bibliográfica e documental e estudo de caso no levantamento de dados, bem como hermenêutica ambiental (interpretação teórica) e iconografia (interpretação visual) na análise de dados. Estruturada em 10 capítulos, a presente obra aborda a temática da educação ambiental a partir de uma série de estudos que alia discussões teóricas e normativas à complexidade real de uma práxis de mudança paradigmática na ação humana, tomando como referência de convergência entre os diferentes autores uma possível agenda de harmonização nas relações homem-meio ambiente. No primeiro capítulo, “Perspectivas da educação para a sustentabilidade”, as autoras analisam à luz de uma perspectiva teórica-histórica a concepção evolutiva da educação até se chegar à crescente preocupação em relação às questões ambientais, quando a Educação Ambiental, passou a ganhar crescente espaço, razão pela qual elas exploram debates sobre a natureza da educação para a sustentabilidade no paradigma crítico, bem como sobre o papel da escola como espaço de transformação. No segundo capítulo, “Educação ambiental e o legado de Pierre Bourdieu: a construção do conceito de habitus ecológico”, o objetivo exploratório da pesquisa é debater a construção epistemológica do campo científico da educação ambiental e a necessidade de mudança do paradigma cartesiano devido a sua limitação em embasar a complexidade das questões ambientais, tomando como referência os debates teóricos do sociólogo Pierre Bourdieu que incorporam uma postura ecológica, o habitus ecológico. No terceiro capítulo, “Educação ambiental e a práxis como componente curricular na formação de professores”, a pesquisa findou realizar um estudo de caso do componente curricular integrado a cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, demonstrando que a adoção de uma perspectiva interdisciplinar emancipadora para a formação docente pode superar a visão de conhecimento fragmentado, a-histórico e descontextualizado, preparando o futuro professor para criticamente enfrentar os desafios contemporâneos. No quarto capítulo, “Observação de cnidários antozoários em poças de maré como subsídio ao ensino de zoologia e sensibilização jurídica sobre o acesso à biodiversidade”, os pesquisadores comprometidos com a agenda de educação ambiental no estado do Rio Grande do Norte ilustram o positivo papel que as visitas de campo possuem na formação do conhecimento discente, ao proporcionarem uma crítica, funcional e aplicada articulação entre teoria e prática. No quinto capítulo, “Educação ambiental e interdisciplinaridade: uma proposta didática através dos insetos bioindicadores”, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar por meio de um estudo de caso a relevância do uso da metodologia didática identificada como “sequência didática” nas aulas de educação ambiental para professores da rede básica de ensino, permitindo a construção de estratégias didáticas mais reflexivas e críticas que valorizam o, o desenvolvimento de concepções atitudinais nas práticas interdisciplinares. No sexto capítulo, “O uso de materiais recicláveis na confecção de instrumentos musicais no ensino fundamental”, as pesquisadoras realizaram um relato de experiência em duas escolas de Ponta Grossa (PR) onde foram desenvolvidas oficinas de confecção de instrumentos musicais utilizando-se materiais reaproveitados, coletados pelos próprios alunos durante uma gincana, demonstrando os pontos positivos e a viabilidade destas atividades nos espaços escolares, em especial com alunos portadores de necessidades especiais. No sétimo capítulo, “Educação ambiental como forma de aprendizado e reflexão no projeto jogo do amanhã”, a pesquisa versou sobre o papel do lúdico como ferramenta metodológica para o desenvolvimento de estratégias de educação ambiental, demonstrando que simples atitudes diárias dos alunos por meio de atividades de confecção de latas de lixo, plantio de mudas, pintura de temas da natureza e jogos com materiais reciclados são instrumentos poderosos de sensibilização e de práxis educativa. No oitavo capítulo, “O enfrentamento dos dilemas ambientais no bairro liberdade, município de São Mateus, ES: o antes e o após lixão”, o texto expõe os resultados de uma pesquisa realizada acerca da realidade ambiental vivida por uma comunidade, demonstrando que a Educação Ambiental no âmbito escolar, bem como o envolvimento com ações sociais, podem trazer resultados satisfatórios para o bem-estar físico e social das famílias apoiadas, de modo que políticas públicas e ações voluntárias da sociedade civil podem ser aplicadas para sanar as imensas dificuldades presentes nas realidades locais. No nono capítulo, “Sociodrama como recurso pedagógico para educação ambiental em áreas de risco”, o objetivo do estudo foi apresentar os resultados de saídas de campo realizadas com alunos de graduação na cidade de Florianópolis (SC) em comunidades localizadas em áreas de risco. Frente à ausência de conhecimentos sobre desastres naturais em áreas de risco, ao final das saídas realizadas, a criação de um conjunto de protocolos de sociodrama pedagógico para educação ambiental em comunidades de áreas de riscos foi indicada como funcional metodologia para sensibilização. No décimo capítulo, “Educação ambiental na gestão municipal: da prosa à prática”, as autoras analisaram o papel que uma oficina de gestão ambiental teve no fortalecimento da gestão ambiental pública e no processo de elaboração de Programas Municipais de Educação Ambiental em 8 municípios da região oeste da Grande São Paulo, demonstrando que o uso de metodologias participativas em educação ambiental também são funcionais para aplicação em órgãos da Administração Pública. Com base em um trabalho coletivo, o presente livro projeta o esforço de pesquisa de um grupo diverso de profissionais oriundos de diferentes partes do país, os quais demonstraram em suas discussões um compromisso que não é relacionado com a pura abstração de teorias sobre a educação ambiental, mas antes com uma práxis passível de materialização na concretude das suas realidades que parte de uma visão global para um agir local. Os resultados apresentados neste livro por meio da combinação teórica com estudos de casos empíricos manifestam a conclusão de que a educação ambiental é possível e cada vez mais necessária, razão pela qual esta obra é recomendada, tanto para um amplo público composto por crianças, jovens e adultos, quanto para um público especializado de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, justamente por ter sido escrita por meio de uma linguagem didática e acessível.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Diálogo entre Saberes e Práticas

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Diálogo entre Saberes e Práticas PDF Author: André Luís Soares Smarra
Publisher: Editora BAGAI
ISBN: 6553682038
Category : Antiques & Collectibles
Languages : pt-BR
Pages : 147

Get Book Here

Book Description
A presente obra reúne capítulos que abordam, na sua constituição e percurso, reflexões sobre os diferentes saberes e práticas desenvolvidas no contexto escolar ou fora dele em Educação Ambiental que podem se traduzir num modo distinto de pensar e viver ao atribuir novos sentidos. Oferece introspecções intelectuais e extrospecções didáticas dos autores das diversas áreas do conhecimento imersos nos fazeres e aprendizagens enquanto resultados de pesquisas e experiências. Em seu percurso aborda estratégias diferenciadas e propostas contemporâneas ao relacionar a Educação Ambiental com diversas áreas do conhecimento e fazer emergir vozes e olhares diferenciados dos sujeitos.

Educação Ambiental Crítica: Formação de Professoras Educadoras Ambientais pela Investigação-Ação em Parceria Colaborativa na Amazônia Oriental

Educação Ambiental Crítica: Formação de Professoras Educadoras Ambientais pela Investigação-Ação em Parceria Colaborativa na Amazônia Oriental PDF Author: José Pedro de Azevedo Martins
Publisher: Editora Appris
ISBN: 6525015669
Category : Education
Languages : pt-BR
Pages : 243

Get Book Here

Book Description
Em Educação Ambiental Crítica: formação de professoras educadoras ambientais pela investigação-ação em parceria colaborativa na Amazônia Oriental, o autor desenvolve a análise de um programa de formação continuada de professoras da educação básica, fundado na investigação-ação e na parceria colaborativa visando inserir a educação ambiental crítica no ensino fundamental, que defende como uma prática pedagógica que não se faz individualmente, mas nas relações sociais do ambiente escolar, conduzida não apenas por um sujeito, mas por um coletivo de professoras em processo socializante e colaborativo de formação continuada. Educação ambiental crítica, para o autor, porque é permanente, emancipadora e contextualizadora das relações econômicas, políticas, sociais e culturais envolvidas nos impactos socioambientais. Para o desenvolvimento da pesquisa, constituiu um grupo de 15 professores da escola básica, três professores universitários e quatro licenciandos, seu propósito foi a investigação das próprias práticas de ensino com temáticas socioambientais, em etapas de diagnósticos, formação, planejamento, análise e ensino, registrando os fatos ocorridos na prática para posterior reflexão crítica e colaborativa sobre as experiências de ensino vivenciadas. De forma colaborativa, esse grupo reunia-se periodicamente para desenvolver três tipos de atividades: oficinas de formação e diagnósticos, ação escolar de ensino e pesquisa e oficinas de socialização de experiências docentes. Ao analisar o desenvolvimento do grupo e de quatro professoras em particular, conclui que a investigação-ação em parceria colaborativa, sobre processos permanentes de ensino de temas ambientais nas escolas, com base nos princípios da educação ambiental crítica, promove a formação de professoras educadoras ambientais críticas. O autor apresenta resultados que apontam que os professores vão, paulatinamente, modificando suas práticas docentes, inicialmente descontextualizadas, pontuais e festivas, para práticas transversais, cujas temáticas socioambientais passam a ser ensinadas por estratégias dinâmicas que consideram e discutem, com os estudantes, os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais dos problemas ambientais, potencializando um processo de melhoria do ensino escolar. Essa experiência ocorreu na Região Sul e Sudeste do Pará, território caracterizado pela degradação social e ambiental extrema provocada por impactos das mais diversas naturezas como desflorestamento, urbanização precária, assassinato de camponeses, sindicalistas e ambientalistas, fruto de um modelo de exploração econômico perverso perpetrado por governos que ignoram as características e dinâmicas ambientais e sociais da gente desse lugar.