A gestão ambiental no governo da floresta

A gestão ambiental no governo da floresta PDF Author: ACRE. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 110

Get Book Here

Book Description

A gestão ambiental no governo da floresta

A gestão ambiental no governo da floresta PDF Author: ACRE. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 110

Get Book Here

Book Description


Guardiões da Floresta: retóricas e formas de controle da gestão ambiental e territorial

Guardiões da Floresta: retóricas e formas de controle da gestão ambiental e territorial PDF Author: GIMIMA BEATRIZ MELO DA SILVA
Publisher: Letra Capital Editora LTDA
ISBN: 8577854043
Category : Amazonas (Brazil)
Languages : pt-BR
Pages : 186

Get Book Here

Book Description
Este livro vem a somar com os diversos estudos sobre uma das regiões mais complexas da Amazônia Central, composta em quase sua totalidade espacial por Unidades de Conservação categorizadas como proteção integral ou parcial, por territorialidades pluriétnicas, por uma singular beleza cênica, mas, também, um campo de tensão de forças sociais. Em decorrência foi transformada e categorizada de Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro (MBRN) que faz parte do Corredor Ecológico e está inserida na Reserva da Biosfera da Amazônia Central. Ainda, é uma região fortemente marcada por práticas econômicas extrativistas e pouco focada pelas políticas governamentais desenvolvimentistas. Conta com a presença de poderes e instâncias disciplinadoras, formando um mix de federal, estadual e municipal que convergem e divergem, ao mesmo tempo, nos objetivos de conservação das áreas protegidas. Em tempos pretéritos o Baixo Rio Negro foi trajeto percorrido pelos naturalistas viajantes e serviu como campo para a produção antropológica, o que é hoje considerada por alguns como a “Antropologia do Rio Negro”. Nesse cenário pode-se inserir este livro em que as territorialidades humanas estão sendo conduzidas pelos agentes institucionais a incorporarem um novo paradigma de comportamento comunitário, como salienta a autora, em que o poder dita as regras como devem ou não se comportar em defesa da floresta em pé referenciadas e articuladas em esquemas mundiais em que, não raro, adotam-se situações que muitas vezes o componente ambiental se sobrepõe ao social. Regula-se a vida dos moradores, chamados de comunitários; criam-se situações de constrangidos pelo controle e vigilância ambiental. Ao mesmo tempo, categorizam as famílias rurais a condição de guardiões da floresta, em que assumem a corresponsabilidade na conservação dos sistemas florestais que promovem a manutenção da vida na floresta. A gestão por corresponsabilidades ganha significado quando uma parcela significativa dessas famílias rurais assume em suas cotidianidades termos e valores passados por meio do discurso oficial, levando os trabalhadores e trabalhadoras rurais, às vezes, constrangidos, a conduzirem suas ações conforme o que é ou não permitido no âmbito de um projeto de gestão florestal que se pretende socialmente sustentável.

Gestão ambiental no Brasil

Gestão ambiental no Brasil PDF Author: Ignez Guatimosim Vidigal Lopes
Publisher:
ISBN:
Category : Agriculture
Languages : pt-BR
Pages : 412

Get Book Here

Book Description
Apresenta casos de iniciativas do setor privado que resultaram em praticas beneficas de gestao dos recursos ambientais. Inclui politicas publicas bem-sucedidas, focalizando as experiencias de aplicacao da legislacao florestal. Relata programas que abordam a questao de recursos naturais de forma integrada e apresentam solucoes que envolvem a participacao dos diferentes agentes interessados (AU).

Not Out of the Woods Yet

Not Out of the Woods Yet PDF Author: Helmut Hagemann
Publisher:
ISBN:
Category : Rain forest conservation
Languages : en
Pages : 300

Get Book Here

Book Description


Sociedades Caboclas Amazônicas

Sociedades Caboclas Amazônicas PDF Author: Cristina Adams
Publisher: Annablume
ISBN: 9788574196442
Category : Caboclos (Brazilian people)
Languages : en
Pages : 388

Get Book Here

Book Description


Anais do segundo Simpósio Internacional de Estudos Ambientais em Florestas Tropicais Úmidas

Anais do segundo Simpósio Internacional de Estudos Ambientais em Florestas Tropicais Úmidas PDF Author:
Publisher:
ISBN:
Category : Amazon River Region
Languages : pt
Pages : 256

Get Book Here

Book Description


Principles for Building Resilience

Principles for Building Resilience PDF Author: Reinette Biggs
Publisher: Cambridge University Press
ISBN: 110708265X
Category : Business & Economics
Languages : en
Pages : 317

Get Book Here

Book Description
Reflecting the very latest research, this book provides an in-depth review of the role of resilience in the management of social-ecological systems and the ecosystem services they provide. Leaders in the field outline seven principles for building resilience in social-ecological systems, examining how these can be applied to advance sustainability.

 PDF Author:
Publisher: Soffer Publishing
ISBN: 552533318X
Category :
Languages : en
Pages : 91

Get Book Here

Book Description


Gestão ambiental no Brasil

Gestão ambiental no Brasil PDF Author:
Publisher:
ISBN:
Category : Brazil
Languages : pt-BR
Pages : 34

Get Book Here

Book Description
Introduction to various Brazilian institutions dealing with the Environment, such as CONAMA, FNMA, IBAMA, ... etc.

Cotas de reserva ambiental no novo código florestal Brasileiro: Uma avaliação ex-ante

Cotas de reserva ambiental no novo código florestal Brasileiro: Uma avaliação ex-ante PDF Author: Peter H. May
Publisher: CIFOR
ISBN: 6023870244
Category :
Languages : en
Pages : 52

Get Book Here

Book Description
O Código Florestal do Brasil (FC) requer que todas as propriedades privadas rurais mantenham uma proporção fixa da sua área em vegetação natural como uma “reserva legal” cujas proporções são diferenciadas por bioma. Os proprietários de terra têm muitas vezes ignoradas a lei. Atingir seu pleno cumprimento exigiria uma restauração cara em áreas convertidas para outros usos. Mudanças recentes no FC preveem que os proprietários possam “compensar” a sua escassez de reserva legal através da compra de excedentes existentes ou restaurações obrigatórias em outras propriedades. Este artigo discute questões políticas críticas a respeito de Cotas de Reserva Ambiental (CRA). Examinamos a eficácia ambiental relativa da CRA, a sua eficiência na utilização dos recursos e a sua justiça social, bem como potenciais problemas de implementação. Permitindo a compensação com base na conservação fora do local pode permitir atividades agropecuárias mais eficientes e menos fragmentadas, bem como a conservação das florestas, em comparação com a proposição de conservaçãopadronizada proporcionalmente. A CRA, como uma opção para a compensação, possui grande apelo intuitivo, embora persistem controvérsias em relação a sua implementação. Neste artigo revisamos a experiência internacional com instrumentos econômicos semelhantes, bem como estudos brasileiros que simulam os potenciais resultados da CRA. Entrevistas com os principais atores a respeito do instrumento complementam a revisão da literatura. Terminamos com uma avaliação sintética das implicações dos nossos resultados para a implementação da política.