A reestruturação do setor elétrico brasileiro e os reflexos em uma empresa estatal

A reestruturação do setor elétrico brasileiro e os reflexos em uma empresa estatal PDF Author: Dilma Maria Teodoro
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 424

Get Book Here

Book Description
O presente trabalho tem por objetivo estudar a trajetória de desenvolvimento do setor elétrico brasileiro e o processo de reestruturação, analisando os reflexos em uma empresa estatal, realizando um estudo de caso na Centrais Elétricas de Santa Catarina - CELESC. A CELESC configura-se como uma Sociedade de Economia Mista tendo o Estado de Santa Catarina como acionista majoritário, cuja principal atividade é a distribuição de energia elétrica. A trajetória de constituição da CELESC foi sendo construída ao longo do século XX e mesmo sofrendo os efeitos da política interna e externa, sua história faz parte do processo de desenvolvimento do Estado catarinense. O setor elétrico brasileiro entrou em crise nos anos 80, iniciando uma ampla reforma a partir da segunda metade da década de 1990, cujo principal objetivo foi a desverticalização, privatização e regulamentação. Novos agentes foram introduzidos, e para adequar-se as mudanças que se seguiram no setor elétrico brasileiro a partir de então, a CELESC iniciou um processo de reestruturação organizacional, no intuito de atender a nova legislação institucional. Como resultado, a empresa está passando por um processo de desverticalização, que compreende a venda dos ativos de geração e um redirecionamento das suas atividades, concentrando-se na distribuição. Constata-se que os investimentos realizados pela CELESC têm garantido melhor qualidade, produtividade e desempenho técnico, econômico e financeiro, para permanecer com sua base de consumidores e enfrentar a competitividade. O mercado da CELESC é promissor, investir na distribuição de energia elétrica apresenta-se como a melhor estratégia e a mais rentável, possibilitando ampliar seu mercado.

Reestruturação e Privat ização do Setor Elétrico Brasileiro (1999)

Reestruturação e Privat ização do Setor Elétrico Brasileiro (1999) PDF Author: Yolanda Vieira de Abreu
Publisher: EUMED.NET
ISBN: 8469211110
Category : Business & Economics
Languages : en
Pages : 187

Get Book Here

Book Description
O governo brasileiro, desde 1993, vem abrindo caminho para a reestruturação do setor elétrico. Um novo paradigma foi estabelecido, com a introdução da concorrência e a privatização das empresas estatais e federais do setor. Este trabalho aborda os seguintes aspectos: a) as razões econômicas e políticas que levaram o governo brasileiro a reestruturar o setor de energia elétrica e implantar a estrutura de mercado; b) a análise das múltiplas razões apontadas pelo governo, como as causas da privatização das empresas; c) a análise da posição dos diferentes atores, dentro do novo modelo para o setor elétrico; d) as dificuldades de implantar a concorrência, num sistema predominantemente hidrelétrico; e) analise e discussão dos limites deste modelo.

A reestruturação do setor elétrico brasileiro na visão do jornalismo econômico

A reestruturação do setor elétrico brasileiro na visão do jornalismo econômico PDF Author: Mauricio Pontes Esposito
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 104

Get Book Here

Book Description
O presente trabalho analisa a cobertura que as editorias de economia dos quatro grandes jornais impressos brasileiros - O Globo, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil - fizeram do processo de reestruturação do setor deenergia elétrica no Brasil, entre 1994 e 1998. Este processo significou a privatização de empresas estatais do setor e a definição de uma nova legislação sobre comercialização de energia, que passou a ser de responsabilidade do setor privado. Adissertação está dividida em três partes. Em primeiro lugar, analisa-se o desenvolvimento econômico brasileiro e a formação do empresariado nacional, assim como as transformações ocorridas na economia brasileira após a década de 90. A segundaparte é dedicada à análise da consolidação do jornalismo econômico no Brasil, a partir da década de 50. A terceira e última parte discute a cobertura do tema feita pelos jornais, com base em material selecionado durante a pesquisa de campo. Adissertação conclui que a cobertura falhou em relatar ao público a complexidade do processo de reestruturação do setor elétrico. Ela privilegiou as privatizações das empresas estatais e deixou de acompanhar as articulações empresariais e osinteresses divergentes do setor privado em relação ao tema.

"A reestruturação setorial e os reflexos sobre o planejamento e os estudos de mercado das distribuidoras de energia elétrica."

Author:
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages :

Get Book Here

Book Description
A Dissertação apresenta as principais mudanças verificadas no Setor Elétrico Brasileiro e os seus reflexos nas atividades de planejamento e estudos de mercado. Examina os desafios do mercado de energia para as distribuidoras de energia elétrica, advindos com o dinamismo comercial e as obrigações institucionais provenientes do novo contexto setorial. Evidencia que os estudos de mercado podem apoiar significativamente as distribuidoras, necessitando para tanto, efetuar mudanças estruturais e metodológicas. A utilização de modelos baseados em usos finais de energia e técnicas de cenários é a mais adequada.

Direito da Energia Elétrica - Estudos e Pareceres

Direito da Energia Elétrica - Estudos e Pareceres PDF Author: Calasans Junior,José
Publisher: SYNERGIA
ISBN: 8568483399
Category : Business & Economics
Languages : pt-BR
Pages : 362

Get Book Here

Book Description
As transformações econômicas verificadas no mundo, na segundo metade do século passado, motivaram avanços significativos nos diversos segmentos de infraestrutura do Brasil, em especial no campo da exploração energética. A crise do petróleo, associada à constatação do esgotamento da capacidade de investimento do Estado, impuseram aos governos o reconhecimento da necessidade de reformulação das bases da economia nacional. No segmento da exploração energética, tornou-se inevitável a revisão das regras disciplinadoras das atividades ligadas à produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. A reestruturação implementada a partir de 1996 estabeleceu um novo regramento para o setor elétrico nacional, viabilizando o aporte de capital privado para a conclusão de empreendimentos inacabados e para realização das obras de expansão do parque gerador. O ingresso de novos agentes privados nos demais segmentos, por conta da privatização de empresas estatais que atuavam nesses segmentos, deu novo alento ao setor elétrico.A coletânea de textos contida nesta obra, produzida por um especialista da área que teve atuação destacada na reestruturação do Setor Elétrico, representa mais uma contribuição da Synergia Editora a quantos se interessam por conhecer aspectos inovadores da história desse importante segmento de infraestrutura nacional.

Reestruturação e privatização no setor elétrico brasileiro: impactos sobre as relações de trabalho

Reestruturação e privatização no setor elétrico brasileiro: impactos sobre as relações de trabalho PDF Author:
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages :

Get Book Here

Book Description
Este trabalho tem como objetivo apontar os impactos que as transformações institucionais do setor elétrico brasileiro tiveram sobre as relações de trabalho. Assim, parte do entendimento das reformas setoriais iniciadas em 1995, com a aprovação da Lei das Privatizações, destacando duas principais ações: a desverticalização das atividades de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia e as privatizações. Entende-se aqui que estas reformas ocorreram em meio a uma crise energética, desencadeada, em especial, pela incapacidade do Estado em investir o montante necessário para garantir a oferta de energia demandada pelo país. Mais do que isto, entende-se que esta reforma institucional do setor elétrico é parte integrante de mudanças mais amplas na concepção do Estado brasileiro, que vem adotando medidas liberalizantes, em especial na área de infra-estrutura do país (energia, telecomunicações, transportes, entre outros). É neste ponto que o trabalho passa a entender as transformações setoriais inseridas no contexto do capitalismo contemporâneo, marcado pelo cenário de competição global. Assim, assiste-se, tanto no cenário nacional quanto internacional, à discussões sobre a revisão dos papéis do Estado, à reestruturações empresariais conduzidas em prol da competitividade e à crise do mundo do trabalho. Esta última é marcada pela queda do nível do emprego, pelo aumento de formas precárias de inserção do trabalhador no mercado de trabalho, pela queda no rendimento e pela dificuldade dos sindicatos em defender o valor da força de trabalho neste novo contexto político, social e econômico. A pesquisa de campo conduzida revela as transformações institucionais do setor elétrico brasileiro causaram impactos negativos sobre os trabalhadores. O nível de emprego caiu 37% e os salários, em média 16% entre os anos de 1995 e 2004, nas atividades de geração e distribuição de energia, mais diretamente afetadas com as privatizações. Neste mesmo período, houve alteração si.

A ANEEL na reestructuração do setor elétrico brasileiro

A ANEEL na reestructuração do setor elétrico brasileiro PDF Author: Agência Nacional de Energia Elétrica (Brazil)
Publisher:
ISBN:
Category : Electric power distribution
Languages : pt-BR
Pages :

Get Book Here

Book Description


Infra-estrutura energética e desenvolvimento

Infra-estrutura energética e desenvolvimento PDF Author: Edmundo Emerson de Medeiros
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages : 157

Get Book Here

Book Description
A presente dissertação busca analisar a relação entre setores de infra-estrutura e desenvolvimento. Tal análise é empreendida a partir do setor de energia elétrica, que há alguns anos foi responsável pela contenção do desenvolvimento econômico do país em razão de uma previsível crise energética que, surpreendentemente, não foi diagnosticada com antecedência pela administração do Estado brasileiro. Os principais pontos abordados pelo estudo podem ser sintetizados conforme tópicos adiante explicitados: (i) delimitação conceitual de "infra-estrutura" e definição daqueles que são considerados os principais (ou essenciais) setores de infra-estrutura; a relação entre infra-estrutura e desenvolvimento; o papel da infra-estrutura na promoção do desenvolvimento regional; a indispensabilidade que o provimento de energia elétrica (serviço de infra-estrutura) tem para o desenvolvimento econômico e social da nação. (ii) as formas de intervenção do Estado nos setores de infra-estrutura (ações por participação, absorção, indução e direção); os elementos essenciais do regime jurídico da prestação de serviços públicos; o regime jurídico das PPP' s (Parcerias Público-Privadas) e a relação desta nova forma de parceria "poder público x iniciativa privada" com o setor elétrico; o investimento privado em infra-estrutura por meio estruturas de Project Finance. (iii) a estreita relação entre infra- estrutura. planejamento e regulação.

A Reestruturação das Indústrias de Rede Uma Avaliação do Setor Elétrico Brasileiro

A Reestruturação das Indústrias de Rede Uma Avaliação do Setor Elétrico Brasileiro PDF Author:
Publisher:
ISBN:
Category :
Languages : pt-BR
Pages :

Get Book Here

Book Description
Por Razões de Economias de Escala Escopo e Seqüência as Indústrias de Rede Foram Constituídas Sob a Forma de Monopólios Estatais Verticalmente Integrados Entretanto Novos Condicionantes Sugerem a Reformulação do Tradicional Paradigma Estrutura Conduta Desempenho Sob o Qual Se Organizaram Esses Setores O Principal Objetivo Desse Trabalho é Avaliar a Possível Configuração de E C D Para a Indústria de Eletricidade Brasileira Contribuindo Para a Gestão Estratégica das Firmas Incumbentes e Entrantes Potenciais em Âmbito Global as Economias Se Basearam na Combinação de Três Mecanismos Para Promover a Reforma Estrutural Desta Indústria Privatização Regulamentação e Competição as Regulamentações Assumem o Papel Relevante de Estimular a Competição em Mercados Contestáveis e Guiar a Condutas das Firmas Monopolistas Promovendo a Eficiência Alocativa e Produtiva as Mudanças Sugeridas Pela Consultoria Contratada Pelo Governo Federal Seguem as Tendências Mundiais Porém Adaptadas Às Características do Sistema Brasileiro Geração Essencialmente Hídrica em Bacias Interdependentes A Competição Será Gradualmente Introduzida na Geração de Energia A Criação de Um Operador Independente das Malhas de Transmissão e o Livre Acesso Às Redes de Transmissão e Distribuição Possibilitarão a Concorrência nas Atividades Upstream e Downstream os Produtores Independentes de Energia e a Desverticalização das Empresas Também Tenderão a Estimular a Competição na Geração os Segmentos Monopolistas Deverão Ser Regulamentados Para Evitar o Abuso do Poder de Mercado e Garantir a Qualidade do Serviço Porém o Ritmo Acelerado das Privatizações a Ausência de Novo Modelo Mercantil e Regulamentações Apropriadas Tornam Obscuras as Possibilidades de Que os Ganhos Advindos da Reforma do Setor Cheguem Até os Consumidores Cativos dos Consumidores Espera Se Uma Postura Pró Ativa Para Garantir Seus Direitos Como Cidadãos ao Governo Federal Cabe Agilizar a Reestruturação do Setor em Sintonia Com a Venda de Seus Ativos Para Que o País Possa Aumentar Sua Competitividade Às Empresas Incumbentes Cabe Vislumbrar o Padrão de Concorrência Que Vem Se Delineando Buscando Traçar Estratégias no Presente Para Conquistar Vantagens Competitivas no Futuro.

Occupational Safety and Hygiene

Occupational Safety and Hygiene PDF Author: Pedro Arezes
Publisher: CRC Press
ISBN: 1138000477
Category : Technology & Engineering
Languages : en
Pages : 648

Get Book Here

Book Description
Occupational Safety and Hygiene presents selected papers from the International Symposium on Occupational Safety and Hygiene – SHO2013 (Guimarães, Portugal, 14-15 February 2013), which was organized by the Portuguese Society for Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO). The contributions from 15 different countries focus on: - Occupational safety - Risk assessment - Safety management - Ergonomics - Management systems - Environmental ergonomics - Physical environments - Construction safety - Human factors The papers included in the book are mainly based on research carried out at universities and other research institutions, but they are also based on practical studies developed by Occupational Health & Safety (OHS) practitioners within their companies. As a result, this book will be useful to get acquainted with the state-of-the-art of the research within the aforementioned domains, as well as with some practical tools and approaches that are currently used by OHS professionals worldwide.